A capoeira: um tesouro pra vida corrida
Último mês do ano, uma postagem que segue aquele nosso velho roteiro de postagens: postar quando der tempo de escrever. Nessa vida corrida que nos temos nos dias de hoje cada vez menos tempo tempo pra fazer aquilo que gostamos. Geralmente estamos muito ocupados com nosso trabalho, que nem sempre nos agrada, é apenas para pagar as contas, com nossa faculdade, que não nos agrada muito, mas que precisamos pra podermos ter empregos melhores, ou mesmo na rotina de provas e na eterna cobrança que sofremos nelas.
Falo dessa correria que nos vivemos como forma de gancho para retratar como nos estamos passando pela vida sem aproveita-la e sem curti-la. Escrever nesse blogue, por exemplo, é algo que eu amo, mas que raramente, por conta da correria, tenho tempo. Mas, em meio a tanto stress e tanta correria, um tempo pra relaxar é preciso.
(Capoeiristas durante o jogo, o da direita é esse jovem que vos escreve, na capoeira conhecido como Frajola, e o da direita e meu ex-professor Bastão)) |
Posso falar como um amante de artes marciais que não há nada mais relaxante que você se entregar a prática de um esporte. Saindo um pouco da noção de relaxamento através de meditação sentada, que eh válida pra quem tem uma vida agitada, não vou desmerece-la aqui, temos um ponto de visão amais sobre a meditação: meditação em movimento.
Nada melhor para a meditação em movimento que uma arte marcial que trabalhe toda a sua capacidade espacial, de concentração, corporal, filosófica, histórica, social e rítmica. Todos esse aspectos já situados são elementos da prática da capoeira. Um mundo de correria, ouvir o som de um jogo de Angola no berimbau é uma experiência magnífica, você se acalma ao ouvir a vibração do arame tensionada pela força da verga. Ao vermos uma jogo como o jogo de Angola, por exemplo, vemos toda a dinâmica de pergunta e resposta muito bem elaborada na execução de cada movimento. É uma verdadeira obra de arte visual e auditiva.
(Bateria de capoeira composta por um berimbau e um pandeiro, que ditam o ritmo do jogo, no berimbau temos o Graduado Escorpião e no pandeiro o aluno Panda) |
Praticar capoeira é uma experiência magnífica, seu corpo e solicitado por completo, sua capacidade de resposta a estímulos é completamente utilizada no jogo, principalmente em jogos rápidos como o da regional, sua capacidade de conhecimento corporal e altamente ampliada ao longo dos treinos. E isso é algo muito positivo.
(Roda de capoeira composta por jovens, crianças e adultos, todos se vendo e se tratando como iguais, na roda e na vida) |
Por tudo que já citamos e por tudo que a capoeira traz em sua bagagem cultural e histórica, esse blogue indica: procure uma academia e se delicie com a prática dessa arte marcial. A juventude, principalmente se beneficia bastante com projetos sociais, que é uma das vertentes da capoeira, pois saem da ócio, do sedentarismo, e ganham uma possibilidade de evolução através da prática de um esporte. Capoeira é vida, capoeira é energia. Axé!
Os jovens estão aqui. Nos notem! Nos vejam! Nos ouçam!
Nenhum comentário:
Postar um comentário