Uma vitória para a Menina Beninga
O Papa Francisco acaba de declarar a beatificação da jovem Benigna Cardoso da Silva, vitima de feminícidio no ano de 1941. Benigna passa deste modo a ser a primeira beata oficialmente reconhecida pela igreja católica de forma oficial, sendo reconhecida pelos fieis com o titulo de "heroína da castidade", por ter preferido perder a vida que ceder as tentativas de seu agressor. a morte da jovem Benigna é um reflexo da sociedade sexista da época, onde a mulher devia ser sempre subalterna ao homem, quer seja a situação que fosse.
Imagem da menina Benigna Cardoso em Santana do Cariri (Fonte: imagens da internet) |
Benigna, como contam relatos de seus contemporâneos, sempre foi uma aluna aplicada, uma boa cristã e uma filha obediente, tendo em vista que tanto ela quanto seus dois irmãos foram criados em um lar adotivo. Podendo desta forma ser tomada como exemplo de estudante e filha para a juventude cristã, bem como para toda a juventude que busque um exemplo próximo para seguir. ainda criança a pequena era decidida em relação a vida que gostaria de tomar, não fosse a parada brusca tomada por seu assassino em vista da resistência da jovem em ceder aos abusos do mesmo.
A repentina morte de Benigna nos mostra toda a vilania da face humana, pois o corrido se passa em uma tarde de 21 de outubro de 1941 nas proximidades do atual bairro de Inhumas, na cidade de Santana do Cariri. Como de costume Benigna se dirigia a cacimba onde pegava água todas as tardes, nesse determinado dia o jovem Raul Alves estava de tocaia, na intenção de ter relações sexuais com Benigna. ao ser abordada por Raul a menina tenta se desvencilhar das investidas do rapaz, que em vistas da resistência da menina e golpeia com um facão, havendo luta corporal, como mostram as marcas nas mãos de Benigna, sinal de que a mesma lutou por seu direita a vida, no entanto, por conta da força de Raul a jovem Benigna vem a óbito com um golpe de facão em seu pescoço.
A luta de Benigna por sua vida mostra como as mulheres foram na sua época e ainda são nos dias atuais vistos por muitos como fonte de saciedade para os desejos sexuais do homem. O fato de uma jovem em uma situação de assassinato como essa, nessas circunstancias que caracterizam um feminicído, ser reconhecida pela autoridade máxima da Igreja Católica e pela Comissão dos Teólogos para as Causas dos Santos, comissão responsável pelo aprovação ou veto dos possíveis santos da igreja, mostra como as mulheres lutaram e lutam a vida toda para serem livres, terem seu direito d escolha e não serem tuteladas ou dominadas por uma figura masculina.
benigna pode ser vista como um exemplo de aluna, filha, amiga, irmã, criança e adolescente de acordo com a moral cristã, bem como um exemplo de resistência, de luta pela vida e de como o sexíssimo machista pode ser horrível e mortal. que som essa elevação da jovem ao titulo de beata nossa sociedade possa cada vez mais se livrar das amarras do machismo e da opressão sofrida pelas mulheres, pelas crianças, pelas comunidades LGBTQ+ e por todas as minorias que são perseguidas pelos sistemas opressores.
Como cristão católico e santanense fico muito feliz com essa elevação da nossa menina Benigna e espero do fundo do meu coração que nossa menina seja elevada a santa de forma oficial, algo que ela já é para a fé popular. Espero que o exemplo de vida e de luta pela vida da Menina Benigna possa ser um mecanismo de transformação e de superação das mazelas da nossa sociedade.
Os jovens estão aqui Nos Notem! Nos vejam! Nos Ouçam!
Nenhum comentário:
Postar um comentário